Stanley Botti será o Procurador-Geral do MPC Pará no biênio 2026-2028

O Diretor Adjunto da Associação Nacional do Ministério Público de Contas Stanley Botti foi escolhido o próximo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) para o biênio 2026-2028. A nomeação foi formalizada no dia 20 de janeiro pelo Governador Helder Barbalho.

  Diretrizes institucionais para o biênio 2026-2028

 Botti chega ao comando do MPC-PA assumindo o compromisso de fortalecer o papel institucional do órgão, com atuação técnica qualificada, responsabilidade e diálogo permanente. Para isso, os eixos estruturantes de sua gestão incluem o fortalecimento da atuação técnica do órgão e a consolidação de um ambiente institucional orientado pelo diálogo, pela cooperação e pela atuação integrada com o Tribunal de Contas do Estado do Pará. 

 

  Trajetória

 Stanley Botti é Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Mestrado em Direito do Estado pela Universidade da Amazônia (Unama) e Mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É Bacharel em Direito pela Unama e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

 Procurador do MPC-PA desde fevereiro de 2016, exerceu no Órgão funções estratégicas, como Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (2019), Coordenador do Centro de Apoio Operacional (2020-2021), Ouvidor (2022-2023) e Subprocurador-Geral de Contas (2024-2025).

 

  Manifestação da Presidência da Ampcon

 Para o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco, que também exerce o cargo de Procurador-Geral do MPC-MG, a nomeação de Stanley Botti inspira confiança institucional. 

 “Desejo a Stanley uma gestão profícua à frente do MPC-PA, certo de que sua qualificação técnica, capacidade de diálogo e compromisso institucional contribuirão para o fortalecimento do controle externo no Estado. Essa experiência também se reflete positivamente em sua atuação como Diretor Adjunto da Ampcon, fortalecendo o trabalho coletivo da nossa entidade.”

 

  Solenidade de posse

 A cerimônia de posse está marcada para o dia 2 de março e será realizada no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Pará, com a presença de autoridades, membros e servidores que integram o sistema de controle externo.

 

Fonte: https://www.mpc.pa.gov.br/noticia/detalhe/id/802/titulo/stanley-botti-sera-o-novo-procurador-geral-de-contas-do-estado-do-para