1ª Tesoureira da Ampcon analisa os rumos da Administração Pública e do controle em participação no IBDA Podcast

A 1ª Tesoureira da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC-MG), Cristina Andrade Melo, foi a convidada do mais recente episódio do IBDA Podcast, em parceria com o projeto Pé na Estrada, lançado na última sexta-feira, 30. No programa, apresentado pela Procuradora do Estado de Minas Gerais e Professora de Direito Administrativo Raquel Carvalho, ela falou sobre os desafios contemporâneos da Administração Pública brasileira e apontou a necessidade de uma gestão pública mais moderna, eficiente e orientada a resultados. 

Ao longo do episódio, Cristina Andrade Melo defendeu o uso estratégico da tecnologia como ferramenta de transformação do Estado. Para ela, a Administração Pública pode se beneficiar da lógica adotada pelos marketplaces, principalmente no uso de plataformas digitais para compras e contratações, o que abre caminho para um modelo de compras públicas cada vez mais digital, ágil, transparente e eficiente.

A conversa também foi permeada por reflexões sobre sua trajetória profissional. A Procuradora relembrou que a escolha pelo Direito Administrativo e pelo serviço público nasceu ainda na graduação, movida pelo propósito de servir à coletividade – convicção que sustenta sua defesa das políticas públicas orientadas a resultado.

Outro tema abordado foi a evolução do modelo de controle exercido pelos Tribunais de Contas. A Procuradora explicou que, se no passado o controle estava concentrado na verificação de mínimos constitucionais – como os investimentos obrigatórios em educação –, hoje há uma transição para um controle mais qualitativo, voltado à avaliação da efetividade das políticas públicas. “Apenas o controle formal não é capaz de lidar com tantos problemas que a gente tem hoje na sociedade”, ressaltou.

Ao final, Cristina Andrade Melo sublinhou a importância da adequada motivação dos atos administrativos como instrumento de transparência, legitimidade e aprimoramento da gestão pública.

O episódio está disponível no Spotify, Deezer e Youtube. Assista-o 

.