"O subprocurador-geral do Ministério Público de Contas da União, Lucas Rocha Furtado, lançou nesta quarta-feira (25), no hall do edifício-sede do TCU, o livro ""As raízes da corrupção no Brasil - estudo de casos e lições para o futuro"".
A obra examina grandes escândalos de corrupção verificados no Brasil nos últimos 15 anos e destaca que a punição dos culpados e o adequado funcionamento das estruturas administrativas constituem formas de se combater efetivamente a corrupção.
Além disso, o livro identifica causas ou vulnerabilidades existentes na legislação, estruturas e órgãos de controle que propiciaram a ocorrência de fraudes e desvios.
Analisa também medidas administrativas e judiciais eventualmente tomadas pelas autoridades públicas para corrigir as falhas no sistema, punir os responsáveis e recuperar o dinheiro público desviado. Lucas Rocha Furtado é bacharel, mestre e doutor em direito.
Exerce também a função de professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).
É autor dos livros Sistema de propriedade industrial no direito brasileiro, Curso de licitações e contratos administrativos, teoria, prática e jurisprudência, Curso de direito administrativo, entre outros títulos.
FONTE: TCU"