A AMPCON participou da cerimônia de posse de Rodrigo Janot, reconduzido ao cargo de procurador-geral da República, realizada nesta terça-feira (17), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Em seu discurso de posse, o PGR falou em diálogo entre os Poderes e na necessidade de fortalecimento e independência das instituições.
“A sociedade está amadurecida para compreender que, em um Estado de Direito, as instituições devem funcionar de forma harmônica, observando um Ministério Público forte, estruturado e autônomo”, disse.
A presidente Dilma Rousseff enfatizou a importância de se preservar a autonomia do Ministério Público. “O MP livre de pressões é pressuposto da democracia e da preservação das instituições”, disse.
“Queremos que o Estado de Direito seja não apenas um mero princípio formal entalhado na nossa Constituição, mas uma realidade viva, permanente e expressa em todas as decisões”.
Para o PGJ do MP-AP, Roberto Alvares, a posse de Rodrigo Janot à frente do Ministério Público da União (MPU) e Ministério Público Federal (MPF) deve ser comemorada como sinal de fortalecimento e independência do Ministério Público brasileiro.
“A sociedade espera de todos nós uma postura combativa, transparente e absolutamente correta no exercício de nossas funções.
A atuação do MP, especialmente no combate à corrupção, revela o quanto ainda precisamos avançar para que o Brasil seja um lugar mais justo para todos.
Para isso, é necessário que, de Norte a Sul, tenhamos exércitos do bem, dispostos a lutar em defesa do cidadão”, manifestou Roberto Alvares.