AMPCON e CNPGC participam da abertura do Fórum Nacional de Auditoria em Goiânia/GO

13/05/2019 No último dia 09 (quinta), a AMPCON e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), representados por seus respectivos Presidentes, Procuradores Stephenson Oliveira Victer e Elke Andrade Soares de Moura, participaram da abertura do Fórum Nacional de Auditoria, etapa Centro-Oeste, em Goiânia/GO.

O evento foi realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), entidade de estudos e pesquisas voltados ao aprimoramento dos serviços prestados pelos Tribunais de Contas do país.

As atividades ocorreram no auditório do TCE/GO, contando ainda com o apoio do TCM/GO.

Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia inaugural, além dos presidentes das instituições representativas do Ministério Público de Contas brasileiro, o Procurador-Geral do MPCM/GO, Regis Gonçalves Leite; o Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Francisco José Gominho Rosa; o Conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, do TCE/BA, na oportunidade representando o IRB; o Presidente do TCM/GO, Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (também representando a ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) e o anfitrião do Fórum, Conselheiro Celmar Rech, Presidente do TCE/GO.

Em seu pronunciamento, o Presidente da AMPCON louvou e ressaltou a importância da iniciativa, que considerou uma excelente oportunidade de interação e debate entre os operadores do Controle Externo em torno das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP).

Para Victer, além de outros aspectos essenciais ao Controle Externo, como a total autonomia administrativa e financeira do Ministério Público de Contas, “a auditoria forte, independente e capacitada é um dos principais vetores de efetividade do sistema, sendo fundamental para a própria atuação dos Procuradores de Contas e, por óbvio, para a qualidade das decisões proferidas pelos Colegiados”.

Já a Presidente do CNPGC, Procuradora Elke Moura, parabenizando a organização do evento, frisou que “o treinamento e aperfeiçoamento constante da auditoria é crucial para um controle eficaz das contas públicas e esta programação vem bem ao encontro desse objetivo”.

Visita institucional Na sequência da abertura do Fórum, os Presidentes da AMPCON e do CNPGC foram recebidos no TCM/GO pelo Presidente, Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, e pelo Vice-Presidente da Corte, Conselheiro Daniel Augusto Goulart, reunindo-se ainda com os membros do MPCM/GO, Procurador-Geral Regis Gonçalves Leite, e Procuradores José Gustavo Athayde, Fabrício Macedo Motta e Henrique Pandim Barbosa Machado.

Na pauta, a atuação do Órgão Ministerial Especializado de Contas e a troca de ideias em prol do aprimoramento do Controle Externo.