Novas diretorias da Atricon, IRB, Abracom e Audicon tomam posse em cerimônia realizada no TCU

Novas diretorias da Atricon, IRB, Abracom e Audicon tomam posse em cerimônia realizada no TCU

A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) parabeniza as novas diretorias da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB) da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e a Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Em cerimônia realizada na última terça-feira (22), o evento teve transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do TCU, onde foram empossadas as novas diretorias e os presidentes Cezar Miola (Atricon), Edilberto Pontes (IRB), Joaquim Castro (Abracom) e Marcos Bemquerer (Audicon).

O presidente eleito da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS), destacou que a entidade tem intensa atuação no âmbito nacional, sempre comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano. "O Brasil é um país de urgências. Cada criança fora da escola, cada cidadão que não encontra um tratamento digno no sistema de saúde, cada família que vive em área de risco, cada trabalhador sem transporte coletivo são exemplos dos nossos desafios. Essa urgência, no entanto, não pode ser enfrentada com improviso”, pontuou, Miola.

Eleito para liderar o IRB no biênio 2022-2023, o conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE), destacou, entre as metas prioritárias desta gestão, a criação de um núcleo de estudos avançados.

“A casa que produz e dissemina conhecimento é uma casa ativa, que trabalha muito e busca constantemente a relevância. Registro o excepcional trabalho de todos os presidentes e diretores que me antecederam. Sou testemunha da dedicação, dinamismo e comprometimento com que se pautaram, muitas vezes com sacrifícios pessoais. Suceder Ivan Bonilha é uma grande honra. Agradeço a confiança dos presidentes que referendaram meu nome”, finalizou, o presidente do IRB.

Em seu discurso de posse, o presidente da Abracom, Joaquim Castro, lembrou da necessidade do trabalho conjunto dos órgãos de controle. "Continuaremos fortalecendo a instituição, cumprindo a sua missão, de ser catalisadora do desenvolvimento e aperfeiçoamento dos Tribunais de Contas dos Municípios, sempre com o olhar voltado para a união das entidades do Sistema do Tribunais de Contas”, concluiu, Castro.

A solenidade também teve a posse do presidente da Audicon, Marcos Bemquerer.

Assista a transmissão completa do evento: